sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Projeto de Aparecido regulamenta a coleta de lixo eletrônico em Ferraz

A coleta de lixo tecnológico deverá ser regulamentada, em Ferraz de Vasconcelos. A proposta está contemplada num projeto de lei que será apresentado na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 23, a partir das 18h. A matéria de autoria do vereador e ex-secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz, abrange ainda a reutilização, a reciclagem e o tratamento final de lixo eletrônico como forma de preservar a natureza.

Além disso, segundo Aparecido Marabraz, a sua iniciativa pioneira no município objetiva promover a inclusão social e, ao mesmo tempo, proteger a saúde pública. O texto define como lixo tecnológico os resíduos gerados pelo descarte de equipamentos eletrônicos de uso profissional, doméstico ou pessoal incluindo, especialmente, suas partes e componentes, isto é, computadores, televisores, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que contém metais pesados ou substâncias tóxicas.

De acordo com o projeto, as empresas fabricantes, importadoras ou que comercializem produtos eletrônicos deverão apresentar a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, em conjunto ou individualmente, projeto de coleta ou mecanismo de custeio. Por sua vez, os mesmos setores da cadeia produtiva terão de mostrar ainda a relação contendo a descrição de componentes tecnológicos de cada produto o montante vendido todos os anos.

No programa de coleta também deverá constar informações aos consumidores, no tocante, a necessidade e a importância de descarte apropriado de lixo eletrônico. Já os projetos que incluam a participação de cooperativas de trabalhadores sem prejuízo do direito do usuário assegurado pela empresa que faça a reciclagem de material tecnológico poderão receber incentivos do município. “Trata-se de uma regulamentação pertinente e, portanto, acredito na sua aprovação”, diz Aparecido Marabraz.

Penalidade

A não obediência a futura lei implicará ao infrator, inicialmente, advertência, depois multa de R$5 mil, podendo ser dobrada em caso de reincidência e a cassação da licença de funcionamento. O percentual da penalidade será reajustado todos os anos de acordo com a variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após passar pelos vereadores, a lei será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 90 dias, contados a partir de sua publicação.

Por Pedro Ferreira, em 20/08/201 IMPRENSA CMFV.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aparecido Marabraz quer ponto de ônibus no Jardim Bandeirantes

A Rua Vicente Rao na confluência com Júlio Augusto Pires, no Jardim Bandeirantes, em Ferraz de Vasconcelos, poderá ganhar um ponto de ônibus coberto, em breve. A obra foi proposta para a Prefeitura Municipal pelo vereador (foto) José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz. O documento visa assegurar mais conforto para os usuários de transporte público.

Aparecido Marabraz propôs ainda para o Poder Executivo a realização da operação tapa-buraco em toda a extensão da Rua Júlio Augusto Pires. De acordo com Aparecido Marabraz, a falta de manutenção daquela importante via pública tem prejudicado bastante os moradores e aos transeuntes. “Trata-se de um serviço simples, que, seguramente, a nossa administração fará, em breve”, explica Aparecido Marabraz.

Ele quer também que a Prefeitura da cidade cobre da empresa concessionária Bandeirante mais rapidez na troca de lâmpadas queimadas no município. No caso, Aparecido Marabraz cita a total escuridão na altura do número 60 da Rua Júlio Augusto Pires e do 132, da Rua Ivanete Silva Rocha, ambas no Jardim Bandeirantes.

“Na verdade, a Bandeirante não demonstra eficiência quando é solicitada para trocar uma simples lâmpada, o que é lamentável, já que, quando trata-se de um atraso no pagamento a concessionária não perde tempo, ou seja, é implacável na cobrança. Enfim, a empresa só visa o lucro”, concluiu Aparecido Marabraz. Aliás, a crítica do petista, no fundo, é uma rotina de todos os vereadores ferrazenses contra a concessionária.

Aparecido Marabraz assume definitivamente a direção do PT em Ferraz

Finalmente, uma extensa novela política que se arrastava em Ferraz, teve um desfecho. O vereador José Aparecido Nascimento assumiu, de forma definitiva, o comando do Partido dos Trabalhadores na cidade.

A cerimônia foi coroada de importância. E não deixam dúvidas o prefeito Jorge Abissamra (PSB), o presidente da Câmara, Juracy Ferreira (PMDB), o vereador Edson Cury (PSB), o vereador Tonho (PSB), os secretários Geraldo Siqueira e Maurício Martins e a primeira-dama, Elaine Abissamra, todos ali para conferir o prestígio de Aparecido Marabraz.

O PT, como é sabido, é um conglomerado de tendências que formam uma unidade, da qual não cabem dúvidas de sua funcionalidade; é o partido que governa o país.

A direção estadual deu um basta na confusão estabelecida pela legenda em Ferraz. O PED (processo de eleição direta), que aconteceu em 22 de novembro passado, a quem viu de fora, foi uma confusão generalizada, irregularidades a toda vista.

Inegavelmente, o que se prova agora é que a situação de impasse reinante não levava ganho a nenhuma das partes. Todos perdiam.

A presença dos vereadores de SP, João Antonio, Senival Moura e o secretário estadual Aparecido Luís da Silva (Cidão), conferiu a Marabraz a legitimidade que alguns grupos, a boca pequena, e as lideranças derrotadas, em alto e bom som, questionavam.

O evento na Câmara Municipal ratificou a decisão tomada pelo Diretório Estadual, em 18 de março último. O ato tornou público, à militância petista e aos cidadãos ferrazenses, que o PT volta a ter um comando na cidade.

Ferraz é estratégica ao PT

Enviado pela direção estadual do partido, Senival Moura, confirma Aparecido como presidente da legenda

João Antonio, Senival Moura e Cidão (enviado do presidente estadual, Edinho Silva), confirmaram Aparecido Marabraz como líder máximo do PT em Ferraz.

“O PT raramente trabalha com comissões provisórias. Nos apressamos em decidir pela Comissão Provisória de Ferraz, porque não poderíamos deixar uma cidade tão importante para o PT com o partido desorganizado”, discursou o vereador João Antonio (PT-SP).

Ele, o vereador Senival Moura (SP) e Cidão, secretário de comunicação estadual, foram enviados pela direção do partido para estabelecer “ordem na casa”.

João Antonio foi taxativo ao dar posse a Aparecido Marabraz. “Precisamos do partido unificado para a campanha eleitoral. Houve ampla conversa entre as lideranças partidárias”, afirmou.

Segundo Antonio, a direção provisória permanece até que novo PED seja realizado. “Mas é uma direção para valer”, O partido declinou em favor de Aparecido Marabraz porque os dirigentes o consideram o mais capacitado a dialogar com partidos aliados, um trunfo em tempos eleitorais.

Senival Moura, um líder sempre ouvido pelas diversas correntes em Ferraz, declarou que agora o partido aqui volta a estar “unido e forte”. Ele também fez vários elogios ao prefeito Dr. Jorge, pelos avanços alcançados no município.

Cidão, representando o presidente estadual do PT, Edinho Silva, entrou direto em assuntos de campanha. “Precisamos eleger Mercadante governador, Marta, senadora e fazer mais um senador de um partido aliado (PSB ou PCdoB)”, disse ele.

Para ele, Ferraz é importante porque aqui o PT é aliado da maior liderança dos partidos de esquerda no Alto Tietê. Razão pela qual o partido encerrou as brigas fraternas.

Plenária Popular discute ações políticas

Plenária discute as ações políticas do PT para a eleição deste ano

Ocorreu na Associação de moradores da Vila Arbame em Ferraz de Vasconcelos uma plenária entre os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) com o objetivo de discutir as principais ações políticas dos seus bairros e adjacências.

Lideranças representativas do partido estiveram presentes na plenária

A mesa foi composta pelo deputado federal, Gilmar Tatoo, Luiz Moura, o vereador de São Paulo, Senival Moura e o presidente do PT Ferraz, José Aparecido Nascimento, o Aparecido Marabraz.

Na ocasião, foi debatido a conjuntura política nas tendências eleitorais e o compromisso dos petistas em trabalhar nas campanhas dos candidatos Dilma Roussef para a presidência, Mercadante para governador de São Paulo e Marta Suplicy para o Senado, além dos deputados federal e estadual.

Outros assuntos abordados na plenária e de grande interesse da população foram às questões de divisas que precisam ter ações conjuntas do Poder Legislativo de São Paulo e Ferraz.

Os vereadores Senival e Aparecido fizeram um pacto visando à continuidade dos trabalhos de unificação partidária em prol dos mesmos propósitos eleitorais. “Estamos juntos porque São Paulo precisa de mudança e o PT é uma ótima alternativa para o Estado e na nossa parceria é uma liga em favor da comunidade”, afirma Aparecido.

“O povo não pode ter medo de alternância no poder. O povo também tinha medo da candidatura do Lula e hoje os números mostram aprovação de 80% do governo federal”, afirma Senival.

“Uma comissão equilibrada”

Embora ficou evidenciado o apoio da direção estadual a Marabraz, na CP reina o equilíbrio de forças. Para o novo presidente do PT ferrazense, vereador Aparecido Marabraz, a Comissão Provisória é formada por pessoas equilibradas. Ela foi composta com membros de correntes partidárias diversas.

O formato da chapa permite que Marabraz aposte na coesão de princípios. Um militante do partido opinou que o vereador terá a seu lado um “núcleo um tanto duro”.

O novo presidente municipal, no entanto, diz que vê um pessoal motivado para buscar recolocar o partido nos eixos.

“Hoje temos uma comissão equilibrada. Vejo muito entusiasmo nas pessoas. Todos os membros são dotados de capacidade para o diálogo. Vou aproveitar a grande oportunidade para unir o útil ao agradável”, declarou Marabraz.

É inegável o fato de que ele é hoje o personagem que reune a melhor condição de dialogar com o governo municipal. “Ferraz não será mais um campo de batalha. Vou trabalhar firme pela coesão, buscando conversar com todas as correntes internas”, encerrou o vereador.

Aparecido Marabraz em ação por Ferraz
Aparecido Marabraz vai criar um projeto de lei para a democratização da informação, através do apoio à imprensa local

Casado com Maria Simplício, pai de Jonathan e Jenny, católico, natural da cidade de Itambaracá no Paraná, José Aparecido Nascimento, o Aparecido Marabraz é vereador em Ferraz de Vasconcelos.

Objetivo

O objetivo é continuar trabalhando em prol dos munícipes ferrazenses, através da realização de políticas sociais, ser vereador de Ferraz e não somente de alguns bairros. A meta é ouvir as reivindicações de todos os moradores e com isso, fazer uma ponte entre os poderes Executivos e Legislativos. O que for bom para Ferraz terá a minha aprovação.

Experiência

A frente do Legislativo, participei de cursos ministrados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o que permitiu criar um contato direto e diferente com a população ferrazense. Minha satisfação durante a legislatura é ter adquirido o respeito e laços de amizade nas ruas da cidade. Por outro lado minha frustração é não ter tido a oportunidade de fazer mais pelos munícipes.

Mandato

Como Vereador pelo PT, procuro desenvolver com excelência meu papel na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Em meu mandato, de representante do Legislativo elaborei mais de 280 indicações, produzi mais de 44 requerimentos cobrando dos órgãos públicos e privados explicações, e criei aproximadamente 43 projetos de lei, tendo 32 aprovados.

Projetos

Entre os principais projetos de Lei produzidos e aprovados pelo Legislativo destacam-se: Lei nº 2.845: garante a retirada de postes e cabines telefônicas de frente as residências de forma gratuita; Lei nº 2.764: determina uma parceria entre a prefeitura municipal e o órgão Alcoólicos Anônimos (AA) junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Lei nº 2.732: cria em Ferraz a “Semana de Incentivo a Medula Óssea” no mês de junho; Lei nº 2.611: instituiu o Programa de Prevenção e Assistência as Pessoas Portadoras do Traço ou Anemia Falciforme, com isso a prefeitura municipal garante o atendimento nas UBSs através de recursos físicos, tecnológicos e profissionais capacitados.

Partido

A história do PT poderá mudar em Ferraz. Isto porque desde o ano de 1980, período em que a sigla foi criada, o partido não elegia e reelegia representantes na Câmara Municipal, agora a história será outra.

Propostas

Minhas propostas como vereador, são: aprovar a implantação do Bilhete Único; incentivar os jovens através do Esporte e Cultura; apoiar a melhora da saúde; integrar a Secretaria de Promoção Social com a Família ferrazense; cobrar a aplicação de programas para as áreas de ocupação irregular; criar um projeto para que haja anistia de impostos em áreas de ocupação particular; lutar por mais empregos em Ferraz; fazer um mandato participativo; criação de novas creches; apoiar projetos para o meio ambiente, entre outros.

Aparecido Marabraz expande ECAM

Na última segunda-feira o vereador José Aparecido Nascimento, Aparecido Marabraz, começou a expansão do projeto ECAM (Espaço Cultural Aparecido Marabraz), que terá nova sub-sede em Ferraz de Vasconcelos.

Já presente há 06 anos na Vila Santo Antonio em parceria com a ONG CCEFC (Centro Cultural e Esportivo Fé e Cidadania), oferecendo curso de informática, TaeKwonDo e assessoria jurídica, também presente na AMVA (Associação de Moradores da Vila Arbame) a 06 meses, com curso de Informática, o ECAM tem à intenção de melhorar a qualidade de vida dos munícipes com a integração social através da arte, esporte, cultura e educação.

O ECAM promete levar vários projetos para os bairros e vilas da cidade, entre eles teatro, telemarketing, reciclagem, palestra de formação de cidadania, dança, informática e assessoria jurídica, projetos esses que permitirão o desenvolvimento cultural e profissional dos moradores do bairro.

O local onde será realizada o projeto já foi alugado e se encontra em reformas, mas o Vereador Aparecido Marabraz afirma que as obras logo serão entregues “… Momento importante tem que ser celebrado com festa, é esse o dia em que se inaugura mais uma unidade da ECAM, motivo suficiente para ficarmos jubilosos de alegria, quem trabalha apóia ou desenvolve trabalhos sociais sabe o quanto é difícil o que estou falando, porém quando se percebe o sorriso no rosto de uma criança por praticar uma atividade dentro da ONG nós da equipe Fé e Cidadania nos sentimos gratificados e realizados…”, haverá uma reunião de inauguração junto com moradores do bairro diz ele.